Workshops Experienciais

DA PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA À APRENDIZAGEM BASEADA NA EXPERIÊNCIA

Os workshops experienciais constituem-se como momentos de desenvolvimento de competências relacionais diversas através da prática experiencial. Seja no contexto de uma relação terapêutica (psicólogo – cliente), no contexto educativo (professor/educador – aluno) ou na esfera pessoal (enquanto pais/cuidadores), as dimensões transversais às relações que estabelecemos com o outro podem ser transformadas através da reflexão, da exploração e da experimentação.

WORKSHOPS ANTERIORES

RELAÇÃO TERAPÊUTICA: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

16 JULHO 2022

8 HORAS

O que é, exatamente, escutar o outro, na prática clínica?
Em que consiste?
O que acontece quando escutamos (ou quando nos sentimos escutados)?

O tema comum a toda a prática clínica é a relação. Esta interação é o contexto para tudo o que acontece no encontro terapêutico e é o elemento mais importante que o terapeuta pode influenciar.

A oportunidade de desenvolver a relação com o outro de forma atenta e responsiva é uma das enormes dádivas de ser psicólogo. Focarmo-nos na experiência de outra pessoa é uma competência (e atitude) adquirida e desenvolvida com a prática. Ao longo da formação-base e depois, são raros os momentos em que podemos observar o trabalho de outros terapeutas em ação. Quando acedemos a esses modelos, fica muitas vezes a sensação de não sabermos como atingir um patamar de excelência. Como saber o que dizer, o que perguntar, como responder?

Este workshop foi especificamente desenhado para desenvolver competências relacionais práticas, através de um conjunto de exercícios experienciais.

OBJETIVOS

I. A existência do terapeuta: aumentar a autoconsciência reflexiva na relação com o cliente;
II. A presença do terapeuta: compreender como os fatores contextuais (setting, acolhimento) podem impactar na relação terapêutica 
III. O terapeuta em presença:: desenvolver a capacidade para experienciar e comunicar empatia e trabalhar com as dinâmicas no aqui e no agora

Ana Botelho Ribeiro

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Licenciada em Psicologia pela UFP. Psicóloga na Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP onde exerce prática clínica com crianças, adolescentes e adultos, supervisão de estágios curriculares e desenvolve investigação. Membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções. Nº de Cédula OPP: 16775.

MINDFULNESS: UMA EXPERIÊNCIA INT(E)ROSPETIVA

18 JUNHO 2022

4 HORAS

As práticas informais de Mindfulness podem ser desenvolvidas por pais e professores que aprendem a experienciar e integrar a atenção plena na sua vida pessoal e profissional. Esta abordagem baseia-se na experimentação, vivência e incorporação de práticas que podem ser aplicadas com as crianças nas relações pessoais, familiares ou profissionais. 

Este workshop destina-se a educadores de infância e professores do 1º ciclo EB/EE.

Objetivos:

  • Conhecer as aplicações e benefícios do mindfulness
  • Aplicar mindfulness nas atividades de vida diária
  • Implementar práticas informais de mindfulness com crianças

Susana Marinho

Doutorada em Psicologia. Instrutora certificada no programa de mindfulness “Still Quiet Place”. Experiência clínica com crianças e adolescentes. Especialista em Psicologia da Educação, especialidade avançada em NEE. Docente da UFP e coordenadora da Unidade de Crianças e Adolescentes da CPP. Nº de cédula OPP: 10522